quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Avaliação Física no Futebol

No futebol moderno e competitivo, todos os detalhes são importantes, e por menores que possam parecer, podem decidir uma partida. O controle do treinamento é um detalhe esquecido por muitos e de extrema importância para o bom rendimento dos atletas e equipe. A avaliação física é um método utilizado para esse controle, mas ela pode ser utilizada com outros objetivos, como avaliação inicial dos atletas e análise do grupo, não somente dos indivíduos. Os testes também são os mais variados possíveis, desde testes de campo até os laboratoriais. Testes caros e baratos. De fácil manejo e extremamente complicados e especializados. BRAVO (2004) coloca que os testes devem seguir alguns métodos para verificar a sua especificidade. Os testes físicos devem apresentar: validade; confiabilidade; estabilidade e objetividade. Procurou-se nesse artigo definir alguns testes para o futebol, assim como sua empregabilidade e necessidade. Para BRAVO (2004) e PAVANELLI (2004) os testes devem se aproximar ao máximo das características do jogo. Os gestos esportivos devem ser reproduzidos durante a realização da avaliação física. De acordo com SCHMID e ALEJO (2002), o teste é o único efetivo e objetivo caminho para se avaliar o programa de treinamento. O uso do pós-teste permite avaliar com precisão muitas qualidades. Os testes físicos são utilizados por três motivos: reunir informações, comparar dados e determinar processos de treinamento baseados nos resultados dos testes. Segundo GARCIA, MUIÑO e TELEÑA (1977), os testes físicos auxiliam no conhecimento da evolução dos jogadores, na seleção dos jogadores para cada posição, no descobrimento de novos talentos e na reavaliação do trabalho. Para RINALDI e ARRUDA (2001, p. 187), "a avaliação física dos jogadores de futebol tem se mostrado importante no sentido de oferecer parâmetros mais exatos para um programa de treinamento". CUNHA (2003) realizou um estudo com as equipes de futebol juvenil do Estado de São Paulo e constatou que as equipes realizam uma série de testes antes do início dos treinamentos e depois reavaliam os seus atletas durante a temporada. O problema encontrado foi que os testes que necessitam de um custo financeiro mais elevado, como, por exemplo, os testes de Wingate e o Cybex, não são realizados pela maioria dos clubes, pois estes não possuem condições financeiras para essas avaliações. Os testes mais utilizados por essas equipes foram: Cooper (12 minutos); limiar anaeróbio; shuttle run; flexibilidade; força muscular; velocidade (40 segundos) e resistência muscular localizada.



Alguns testes são propostos para o futebol (GARCIA; MUIÑO; TELEÑA, 1977):
- Resistência: Teste de Cooper e 1500 metros.
- Força: resistência muscular localizada, impulsão vertical e horizontal.
- Velocidade: 20 metros e 40 metros lançado.
- Agilidade: circuitos.
- Flexibilidade.
- Funcionais: Teste Harvard; Flack; Letunov; Ruffier-Dickson; Lian e Burpee.

BERETTA (2004) sugere alguns testes para o futebol:
· Composição corporal, principalmente avaliação do índice de gordura corporal;
· Saltos verticais;
· Velocidade: 20 metros;
· VO2 máx. em esteira.

REILLY et al. (2000) realizaram um estudo com 16 jogadores de "elite" (inscritos em um clube profissional) e 15 jogadores denominados de "sub-elite" (não inscritos em um clube profissional, mas que praticam regularmente); todos na faixa etária de 15 e 16 anos. Foram realizados quinze testes antropométricos; oito testes fisiológicos; três testes psicológicos e dois testes de habilidades específicas do futebol. A média de idade foi de 16,4 anos. Todos foram testados durante a temporada 1998/1999 do campeonato inglês.

Os testes realizados foram:
- Antropométricos (estatura; peso corporal; dobras cutâneas: bíceps, tríceps, subescapular, suprailíaca, coxa, panturrilha proximal e panturrilha medial; diâmetros: biepicondilar do úmero e biepicondilar do fêmur; circunferências: bíceps, antebraço, coxa e panturrilha);
- Fisiológicos (VO2 máx.; índices anaeróbios: 5 metros sprint, 15 metros sprint, 25 metros sprint, 30 metros sprint, 40 metros sprint com mudanças de direção, tiros repetidos e salto vertical);
- Psicológicos (questionários de motivação e ansiedade, específicos para o esporte; teste de antecipação);
- Habilidades específicas (chute e condução de bola).Foram encontradas diferenças significativas na maioria dos testes em favor dos atletas de "elite". Este estudo provou que a identificação de talentos necessita de uma bateria de testes, servindo também para avaliar uma série de jogadores selecionados e expostos a um programa de treinamento.Em um estudo realizado por PERES (1996) foram utilizados alguns testes para se avaliar a capacidade física de futebolistas, sendo: resistência (12 minutos); impulsão vertical (jump meter); agilidade (60 metros); impulsão horizontal; flexibilidade (Banco de Balke) e composição corporal. Este estudo realizado com brasileiros e japoneses, um grupo com média de idade por volta de 17 anos. Os resultados desse estudo deram suporte ao conceito de especificidade. As crianças e adolescentes precisam de uma avaliação do treinamento, mas esta não pode ser uma cópia da avaliação dos adultos (VILLAR; DENADAI, 2001).

Antropometria:
A antropometria é importante como fator de avaliação para o treinamento físico, como as medidas de perímetro, diâmetro etc. (RODRIGUES; ROCHA, 1985). O ponto até o qual a composição corporal pode ser alterada depende do grau e da duração do treinamento (GALLAHUE; OZMUN, 2001).

Nenhum comentário: