TIPOS DE ATIVIDADE FÍSICA: A má escolha de um programa de exercícios dependerá das preferências da mulher e dos recursos disponíveis...
A. ATIVIDADES DE BAIXO RISCO:
Este tipo de atividade pode ser recomendada inclusive para mulher grávida previamente sedentária que deseja iniciar algum tipo de atividade física durante a gravidez. Para essa mulher o mais indicado é o caminhar, a natação, a hidroginástica leve e o pedalar na bicicleta ergométrica. A mulher já habituada a correr ou fazer "jogging" antes da gravidez, pode continuar seu programa modificando a intensidade e velocidade a medida que a gestação avança. As principais precauções a serem tomadas se relacionam com o terreno, a temperatura ambiente, o calçado, o aquecimento e esfriamento, a hidratação e especialmente a evitar as fases anaeróbicas (períodos de curta duração e alta intensidade), a exaustão e a fadiga (41) . Exercícios na água, como a natação, são uma grande alternativa, sendo uma atividade com bom componente aeróbico, que não suporta o peso corporal, características consideradas mais apropriadas durante a gravidez. Neste casos o fundamental é manter a temperatura do ar e da água confortável e nadar de acordo com as habilidades. Estudos com nadadoras recreacionais (44) mostram que a dissipação do calor pode diminuir durante a gravidez devido a melhora na reatividade cutânea vascular e incremento na gordura subcutânea. Uma outra atividade de grande difusão na atualidade e que tem se mostrado benéfica para a grávida é a hidroginástica. Assim como na natação as principais vantagens desta modalidade de exercício estão dadas pelo menor estresse articular (evitando as forças gravitacionais), a melhoria na termoregulação e o efeito natriurético e diurético, que é devido básicamente a incremento do volume plasmático, diminuição da resistência vascular renal e incremento do fluxo sangüíneo e da filtração renal causados pela pressão hidrostática (24). As pesquisas (24, 30) têm mostrado, comparando exercício feitos na água e na superfície terrestre, que o estresse térmico, a freqüência cardíaca, pressão arterial, temperatura corporal e estoque de calor são menores na água do que na terra e que a perda de peso, especialmente por perda de edema, é maior na água, pelo incremento da produção de urina e suor (Tabela 5). A temperatura ideal da água deve estar em torno de 28-30 C, já que temperaturas maiores podem levar à vasodilatação e as menores à vasoconstrição. A yoga e o tai-chi-chuan são boas alternativas de se manter o tônus muscular e a melhora da flexibilidade.
B.ATIVIDADES DE MÉDIO RISCO:
Neste grupo estão incluídas atividades como a ginástica aeróbica, musculação, os esportes de raquete (tênis, squash) e esquiar ou patinar. Um programa de ginástica aeróbica de baixo impacto pode ser realizado com as devidas precauções evitando exercícios de super extensão e atividades em posição de costas. Nos esportes de raquete a intensidade deve diminuir com o progresso da gestação. Por outro lado, esquiar ou patinar não devem ser indicadas para iniciantes e nas atletas deve ser evitada a competição.Dentre essas atividades, a que causa maior controvérsia é o treinamento da força muscular (musculação) durante a gravidez, já que existem poucas pesquisas científicas na área (50). Os principais riscos potenciais descritos são os de lesão ósteo-muscular, de diminuição do fluxo sangüíneo à placenta e consequentemente ao feto, como também o incremento na temperatura corporal.Por outra lado, com o fortalecimento muscular a mulher estaria mais hábil para tolerar seu peso corporal, alterar o centro de gravidade, realizar as atividades do dia a dia, melhorar a postura e evitar uma das queixas da gravidez: a lombalgia. Assim, como alguns autores dissuadem a grávida que nunca fez treinamento de peso a começar durante a gravidez, outros sugerem o treinamento específico da força com pesos livres ou máquinas de peso (pesos de 1,5-2,5kg), com estimulação de 10-15 grupos musculares, com 10 repetições, exercitando um minuto cada grupo muscular, duas vezes por semana. Devem ser evitadas altas intensidades, cargas máximas e a manobra de Valsalva (apnéia inspiratória). É benéfico fortalecer o quadríceps e a mulher, enquanto que já fazia treinamento de peso pode continuar dando ênfase a força dos segmentos corporais superiores.
C - ATIVIDADES DESFAVORÁVEIS:
São consideradas desfavoráveis todas aquelas atividades ou esportes de contato físico e de grande possibilidade de trauma. Esportes como o voleibol, basquetebol, esqui aquático e atividades como a ginástica de alto impacto, o hipismo e o mergulho, devem ser totalmente evitados durante a gestação . Em relação ao mergulho, existem riscos potenciais de enfermidade por descompressão, hiperóxia, hipóxia, hipercapnia (aumento do CO2) e asfixia. Mas está descrito que para mulher grávida que precise mergulhar as tabelas de mergulho podem ser modificadas e devem ser tomadas precauções extras (3). Determine assim o tipo de atividades favoráveis e desfavoráveis durante a gravidez. Existem tanto para a grávida previamente sedentária e para a atleta grávida uma série de recomendações que devem ser seguidas no desenvolvimento de qualquer atividade física e que estão resumidas na Tabela 6.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Tipos de atividades para mulheres grávidas
Marcadores:
Atividades na Grávidez


Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário